segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Um prazer super simples.







Para quem acha que existe mistério em fazer um delicioso brigadeiro, ou que a receita é complicada e o doce muito elaborado, venho desmistificar tudo isso.

Conhecendo um pouco a origem

O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.

O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: Mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então General Eurico Gaspar Dutra.

Eis uma receita básica e sem frescuras, como todos merecemos.

1 lata de leite condensado (não poupe muito na escolha, existem marcas ótimas)

5 colheres de sopa de achocolatado (se preferir "menos doce" use metade achocolatado e metade chocolate em pó)
Basta!

Achou que tem algo errado?

Não tem não.

Agora é só paciência para mexer o seu delicioso brigadeiro em fogo médio, não adianta fogo alto porque queima e fogo baixo demais você terá que triplicar a paciência.

Leva em média 15 a 20 minutos, mas vale a pena.

O doce irá ficar solto do fundo da panela.

Mexa com carinho.

Existem algumas receitas que levam manteiga ou margarina, mas eis o grande risco de não pegar o ponto certo e virar um doce mole, impossível de fazer bolinhas, aí meu amor só vai restar comer com colher, ou preparar um bolo e usar como cobertura.

Essa receita pode tornar-se algo bem requintado, se você desejar fazer um docinho modelado com pasta americana em forma de bichinhos ou personagens.

Se preferir também pode virar uma cobertura brilhante para seu bolo.


Eis a mudança.

Acrescente uma caixinha de creme de leite.

Dessa forma, só precisa esperar ferver, daí desligue o fogo e espere esfriar (olhe lá, é esfriar de verdade, não vale geladeira, nem congelador)

Dessa forma sua cobertura não vai açucarar (formar aquela casquinha quando o brigadeiro leva uns dias a ser consumido).

Que tal? Gostou?

Agora se realmente paciência e cozinha não é seu forte, mantenha-se no seu rumo e me faça uma bela encomenda.

Não se desgaste por tão pouco.

Eu cobrarei baratinho e seu único trabalho será comer.


Beijos da Maria com sabor de brigadeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário